Ad image

Casos de overdose de melatonina em crianças na Austrália levam à suspensão de vendas de produtos para o país

7 Min Read
Casos de overdose de melatonina em crianças na Austrália levam à suspensão de vendas de produtos para o país

A loja online iHerb, com sede nos EUA, anunciou a suspensão das vendas de gomas com melatonina para a Austrália. Isso ocorreu após um aumento nos relatos de overdoses não fatais em crianças que tomaram esses suplementos populares na Austrália Ocidental.

A medida levanta novas preocupações sobre a segurança destes medicamentos para dormir tomados sem receita médica. Sou pesquisadora do sono e psicóloga que trata crianças com problemas comportamentais de sono há mais de 20 anos. Eis o que há de bom e não tão bom no uso de melatonina para ajudar as crianças a dormir.

O que é melatonina e quem a usa?

A melatonina é um hormônio natural secretado pelo nosso cérebro. Sua principal função é nos fazer sentir sonolentos. Uma versão sintética é usada em produtos vendidos com e sem prescrição médica para adultos e crianças que têm dificuldade para dormir.

As prescrições de melatonina para crianças e adolescentes com dificuldades para dormir aumentaram substancialmente em todo o mundo nos últimos anos.

A melatonina disponível mediante prescrição médica é um medicamento eficaz e relativamente seguro para crianças, especialmente aquelas com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e transtorno do espectro autista (TEA). Atualmente, é o medicamento mais comumente prescrito para tratar a insônia em crianças e adolescentes com distúrbios do desenvolvimento neurológico.

Essas crianças geralmente têm dificuldades consideráveis para adormecer ou voltar a dormir quando acordam durante a noite. Isso pode ser angustiante para a criança e para toda a família.

As diretrizes para o uso da melatonina nessas crianças sugerem uma dose baixa e uso por no máximo dois anos. A melatonina não parece causar dependência. Portanto, parece ser uma boa opção para essas famílias.

Aumento no uso mais amplo

Até uma em cada quatro crianças tem problemas comportamentais relacionados ao sono, incluindo crianças que não são neurodivergentes ou que estão se desenvolvendo normalmente. Por isso, pais passaram a procurar melatonina sem receita médica, incluindo gomas de melatonina.

No entanto, ao contrário das crianças neurodivergentes, não há estudos científicos e, assim, nenhuma evidência que demonstre se a melatonina funcionaria ou representaria um risco para crianças com desenvolvimento típico. Certamente não há indicação de quanto as crianças devem tomar e por quanto tempo.

Portanto, a melatonina geralmente não é recomendada para crianças que não são neurodivergentes.

Mas está amplamente disponível

Em muitos países, incluindo a Austrália, a melatonina é classificada como um produto farmacêutico. Na Austrália, a Administração de Produtos Terapêuticos aprova o uso pediátrico para crianças com TDAH, autismo e síndrome de Smith-Magenis, e apenas mediante receita médica.

Em outros países, notadamente nos Estados Unidos, a melatonina é classificada como um suplemento alimentar e é considerada natural e segura. Como tal, é menos regulamentada do que um produto farmacêutico.

Como está disponível online, os pais em países com restrições mais rigorosas, incluindo a Austrália, podem comprar gomas de melatonina para crianças nos EUA, por exemplo, e recebê-las pelo correio. E podem fazê-lo sem receita médica ou orientação médica.

As gomas de melatonina são seguras?

Adquirir essas gomas online para crianças sem receita médica é, na melhor das hipóteses, preocupante e, na pior, perigoso.

Não sabemos qual é a quantidade de melatonina presente nessas gomas. Estudos mostram que os níveis variam entre as marcas de suplementos de melatonina e mesmo dentro da mesma marca. Os níveis de melatonina vão de praticamente zero a quatro vezes mais do que a quantidade indicada no rótulo.

Alguns produtos também continham serotonina, o que é preocupante, pois ela pode interagir com a melatonina e também afetar o humor da criança.

Existem também poucos estudos sobre os efeitos a longo prazo da ingestão de melatonina ou sobre qual é a dose segura. Portanto, o risco de overdose é uma preocupação real. Os sintomas dependem de muitos fatores, incluindo a idade da criança. Eles incluem náuseas significativas, sonolência excessiva e enxaqueca. Os efeitos potenciais em outros sistemas do corpo e hormônios ainda não foram estudados.

Foram registradas mortes e idas a hospitais associadas ao uso de gomas de melatonina nos EUA. Houve sete mortes em crianças pequenas em que se suspeitou da ligação com as gomas, mas isso não foi comprovado.

Na Austrália, houve relatos de um aumento nas consultas sobre overdoses de gomas para uma linha direta de intoxicações.

Há também o risco de toxicidade com o uso de melatonina. Mas há muito que não sabemos sobre como isso acontece, em que período de tempo ou quais são seus efeitos. Os rótulos nem sempre refletem o que há no produto, então não sabemos se a toxicidade em crianças está relacionada àquelas que tomaram o que é recomendado na embalagem ou àquelas que ingeriram muitas gomas acidentalmente.

As gomas de melatonina para crianças parecem pirulitos. E qual criança não adoraria comer o máximo de pirulitos que pudesse?

Se você acha que seu filho comeu muitas gomas, ele precisa de atendimento médico de emergência.

O que os pais devem fazer?

Dificuldades para dormir podem ser extremamente angustiantes para a criança e toda a família. Mas precisamos tratar a melatonina com cuidado. Comprar gomas de melatonina online não é a solução, apesar de muitos pais acharem que elas são seguras e “naturais”.

Um profissional médico pode avaliar se a prescrição de melatonina é adequada para seu filho. Ele também irá ajudar recomendando estratégias comportamentais para o sono que sabemos que funcionam, são sustentáveis e seguras.

Share This Article
Sair da versão mobile