O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi diagnosticado com uma forma agressiva de câncer de próstata que já se espalhou para os ossos.
Um comunicado emitido pelo escritório de Biden no domingo revelou que Biden foi diagnosticado após ter problemas urinários.
O escritório de Biden disse que seu câncer tem uma pontuação de Gleason de nove em dez. Também disse que seu câncer “parece ser sensível a hormônios, o que permite um tratamento eficaz”.
Então, o que é a classificação de Gleason? E o que significa para um câncer ser sensível a hormônios?
O que é câncer de próstata?
O câncer de próstata é qualquer câncer que começa na próstata, parte do sistema reprodutivo masculino. Essa pequena glândula do tamanho de uma bola de golfe está localizada abaixo da bexiga.
O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum em homens no mundo todo. Alguns tipos de câncer de próstata são de baixo risco, crescem muito lentamente e podem não exigir tratamento imediato. Outros são altamente agressivos e podem se espalhar para outros tecidos e órgãos.
Quais são os sintomas do câncer de próstata?
Os cânceres de próstata iniciais geralmente não causam sintomas e, portanto, podem ser difíceis de detectar.
Em estágios mais avançados, os sintomas do câncer de próstata podem incluir micção frequente, dor e/ou jato fraco ao urinar, sangue na urina/sêmen, dor nas costas/pélvica e fraqueza nas pernas ou nos pés.
O câncer de próstata avançado que se espalha para os ossos pode causar dor, fadiga e perda de peso.
O que é a classificação de Gleason?
A classificação (ou escore) de Gleason é uma forma de medir a agressividade dos cânceres de próstata. Ele ajuda os médicos a categorizar os cânceres de próstata em diferentes grupos e a selecionar os tratamentos adequados para os pacientes.
Para calcular o escore de Gleason, os médicos coletam várias amostras do tumor, chamadas biópsias. Para obter cada amostra, uma pequena agulha é inserida no tumor e uma lasca de tecido (geralmente com cerca de 12 milímetros de comprimento) é extraída para teste.
Como as diferentes regiões do tumor podem ter diferentes células cancerígenas presentes, os patologistas escolhem duas seções diferentes da biópsia do tumor que eles acham que melhor representam o tumor inteiro.
Em seguida, eles classificam cada uma das duas seções com uma pontuação de 1 a 5. O grau 1 significa que as células cancerosas presentes se parecem muito com as células normais e saudáveis. O grau 5 significa que as células cancerosas parecem muito anormais. Para obter o escore de Gleason de um paciente, os dois graus são somados.
Os pacientes com escore de Gleason igual ou inferior a 6 são considerados de baixo risco e podem não precisar de tratamento imediato.
Uma pontuação de Gleason de 8-10 indica um câncer de próstata altamente agressivo que provavelmente crescerá rapidamente.
Na Austrália, 67,9% dos homens no momento do diagnóstico têm um escore de Gleason de 7 ou menos.
Não é a única ferramenta
O escore de Gleason é apenas uma ferramenta que os profissionais de saúde usam para orientar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes.
Outras ferramentas incluem exames de sangue para o antígeno prostático específico (PSA, que geralmente está elevado em pacientes com câncer de próstata), exames físicos (como o exame retal digital) e imagens do tumor (como tomografia computadorizada, ressonância magnética ou ultrassom).
Embora não tenhamos todas as informações sobre o diagnóstico de Biden, uma pontuação de Gleason de 9 indica que seu câncer é muito agressivo.
O que é câncer de próstata sensível a hormônios?
Os hormônios são sinais químicos produzidos por várias glândulas do nosso corpo. Eles são liberados na corrente sanguínea e podem ativar diferentes processos em diferentes células e tecidos.
Os hormônios são muito importantes para o funcionamento normal do nosso corpo, mas alguns tipos de cânceres também precisam de hormônios para crescer.
Os cânceres de próstata que são “sensíveis a hormônios” precisam de hormônios sexuais masculinos (também chamados de andrógenos) para crescer. A testosterona, que é produzida principalmente nos testículos, é um exemplo de andrógeno.
Como os cânceres sensíveis a hormônios são tratados?
As terapias hormonais funcionam reduzindo os níveis de andrógenos ou bloqueando a função dos andrógenos. Isso pode retardar ou até mesmo matar os cânceres de próstata sensíveis a hormônios, já que eles dependem dos andrógenos para continuar crescendo e sobrevivendo.
A terapia de privação de andrógenos geralmente é a primeira terapia hormonal que os pacientes com câncer de próstata recebem. O objetivo é reduzir os níveis de androgênio produzidos pelos testículos, seja por meio de castração cirúrgica ou química.
Outros tipos de terapia hormonal, que também podem ser usados em combinação com a terapia de privação de androgênio, incluem bloqueadores de receptores de androgênio. Esses medicamentos se ligam aos receptores celulares, bloqueando a interação entre os andrógenos e as células cancerosas. Isso significa que as células cancerosas não conseguem acessar os andrógenos de que precisam para crescer.
Obviamente, os hormônios também são necessários para as funções corporais normais, o que significa que bloqueá-los tem efeitos colaterais. As terapias hormonais para o câncer de próstata geralmente têm efeitos colaterais como disfunção erétil, ganho de peso, fadiga e osteoporose, que faz com que os ossos se tornem fracos e quebradiços.
Embora a terapia hormonal possa não ser agradável, ela é uma opção de tratamento eficaz. Os cânceres de próstata que se tornam insensíveis às terapias hormonais são muito mais difíceis de tratar e geralmente são considerados incuráveis.
Além da terapia hormonal, o câncer de próstata também pode ser tratado com cirurgia, radioterapia e quimioterapia – depende do paciente.
Além disso, muitos novos tratamentos para cânceres de próstata estão sendo investigados atualmente, incluindo procedimentos a laser para remover células cancerosas e terapia CAR T, que envolve a transformação das células imunológicas do próprio paciente em células de combate ao câncer.
Para pacientes cujo câncer de próstata se espalhou para os ossos, os tratamentos geralmente visam impedir que o câncer se espalhe ainda mais e reduzir os sintomas.
Biden e sua família estão agora supostamente analisando as opções de tratamento.