A 13ª edição da Mostra Tiradentes SP, que estreia nesta quinta-feira (13) na capital paulista, antecipa para o público os destaques do cinema brasileiro contemporâneo para este ano. São 27 filmes brasileiros, inéditos em São Paulo, apresentados no Cinesesc e no Circuito Spcine – Centro Cultural São Paulo.
Até 19 de março, serão exibidos 14 longas e 13 curtas em 17 sessões na mostra, que, neste ano, será norteada pela temática “Que cinema é esse?”. Dentre os destaques da programação, está a exibição dos vencedores da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes.
Entre os destaques da edição paulistana estão quatro filmes premiados da edição mineira. Um deles é Deuses da Peste, de Tiago Mata Machado e Gabriela Luíza, que será exibido na abertura do evento, às 20h, com entrada gratuita e retirada de ingressos 1h30 antes da sessão.
“São filmes das mostras competitivas da edição mineira de 2025, filmes de diretores brasileiros e paulistas em destaques na cena contemporânea, que integram a Mostra Aurora, a Mostra Olhos Livres, a Sessão Autorias e a Mostra Foco, que é dedicada à safra de produção de curtas metragens”, contou Raquel Hallak, coordenadora da Mostra Tiradentes SP. Ela avalia que a mostra traz ao público a oportunidade de conhecer filmes que muitas vezes não chegam ao circuito comercial.
As atrações incluem Um Minuto é uma Eternidade para Quem Está Sofrendo, de Fábio Rogério e Wesley Pereira de Castro, longa de São Paulo que venceu a Mostra Aurora; e Uma montanha em movimento, do cineasta Caetano Gotardo. Além disso, o público poderá assistir a Prédio Vazio, de Rodrigo Aragão, obra do cineasta considerado o novo nome do Terror brasileiro.
Além da exibição de curtas e longas, a mostra terá 12 bate-papos com a presença de diretores, equipes e curadoria após algumas sessões. Haverá também um debate com o tema “Que cinema é esse?”, para discutir como realizadores veem o tempo como elemento de criação, na segunda (18), às 19h, no hall do Cinesesc. “É uma indagação que vai provocar uma reflexão sobre o cinema brasileiro contemporâneo atual”, disse Raquel.