Imagem por Arzu Geybullayeva para Global Voices criado via Canva Pro.
Um boicote na Turquia, liderado pela oposição, teve início no dia 19 de março, o dia em que o prefeito de Istambul, Ekrem İmamoğlu foi detido. Naquela noite, o líder do principal partido de oposição, o Partido Republicano do Povo, Özgür Özel disse para a multidão que se juntou do lado de fora da sede do município de Istambul para boicotar os veículos de comunicação pró-governo, e uma lista de empresas afiliadas com o governo, alegando que os canais de televisão não cobriram as manifestações em grande escala.
Nos seguintes dias, as pessoas continuavam a se reunir na mesma praça e Özel pressionou com pedidos, acrescentando mais empresas e marcas que continuavam divulgando canais pró-governo, e a pedir para que as pessoas boicotassem seus produtos. A oposição chegou até a criar um site, o qual foi bloqueado dias após por decisão de um juizado de paz criminal.
Em 1º de abril, juntando-se aos pedidos dos estudantes de toda Turquia, Özel convoca o público em geral para um dia inteiro de boicote econômico. “Parem todas as compras! Supermercados, compras on-line, restaurantes, gasolina, café, não comprem nada”, disse Özel em 1º de abril. Um grande numero de empresas — pequenas e grandes — de toda a Turquia anunciaram que fechariam suas lojas e sites de vendas em solidariedade. Enquanto isso, o escritório do ministério publico de Istambul, em um comunicado no dia 1º de abril, disse estar iniciando uma investigação alegando que, “‘uma ‘retórica divisora’ contra a mídia tradicional e redes sociais com o objetivo de impedir a atividade económica, constitua ‘ódio e discriminação’ e ‘incitação ao ódio e hostilidade’”, de acordo com relatos da mídia local.
Separadamente, uma cantora e compositora Ane Brun disse que cancelou seu show em Istambul agendado para outubro de 2025. Em postagem no Instagram, Brun disse “essa não é a hora certa”. De acordo com a reportagem de Bianet, foi o apelo de um fã para que cancelasse o show devido a detenções e prisões na Turquia que a levou a tomar a atitude.
O show de Brun foi organizado por DBL Entertainment de propriedade de um homem chamado Abdülkadir Özkan. Foram os comentários controversos de Özkan nas redes sociais sobre pedidos contínuos de boicote, descrevendo-os como sendo “traição” que desencadeou o boicote. Özkan afirmou posteriormente que, como resultado da repercussão negativa gerada por sua postagem, a empresa estaria se retirando de todos os projetos.
Muse, cujo o show também era organizado pela mesma empresa e que esta programado para se apresentar em junho, agora é pressionado pelos fãs turcos a também cancelarem seu show. Entre outros artistas que são incentivados pelos fãs a se unirem ao boicote está Robbie Williams.
O comediante de stand-up sul-africano Trevor Noah, que estava programado para se apresentar no dia 23 de abril, também cancelou, embora ainda não esteja claro se sua decisão está relacionada ao boicote ou não.
Enquanto isso, o ministro de Comércio da Turquia, Ömer Bolat, disse que empresas enfrentando o boicote podem entrar com um “processo de compensação” descartando pedidos de boicote como sendo uma “tentativa fútil”, e encorajando o público a fazerem suas compras programadas nos dias seguintes, especificamente em 2 de abril.
A receipt that says “We are not buying or selling anything on April 2, 2025.” The rest of the receipt reads: “Justice — not found; Empathy — does not exist in the system; Conscience — removed from stock; Tears — on sale; Hope — stocks upgraded; Rights — being searched for; Mercy — based on product; Anger — lots in stock; Youth — sold.”
Um recibo que diz “nos não iremos comprar ou vender nada no dia 2 de abril de 2025: ‘O restante do recibo diz: ‘justiça — não encontrada; Empatia — não existe no sistema; consciência — removida do estoque; Lágrimas — à venda; Esperança — estoques elevados; Direitos — em busca de; Piedade — com base no produto; Raiva — perdida em estoque; juventude — vendida’.
Enquanto isso, imagens como a acima são vistas nas redes sociais. Os itens listados no recibo acima são somente uma amostra das nuances refletidas nos discursos da oposição política, assim como dos manifestantes. Um dos slogans mais populares ao longo da manifestação foi, “Hak, Hukuk, Adalet” (Direito(s), Lei, Justiça). Piedade refere-se a recente decisão presidencial de comutar as sentenças de prisão de 10 pessoas incluindo dois homens condenados em casos de grande repercussão relacionados ao Hezbollah, enquanto mantém mas de 1.000 detidos e presos após inicio dos protestos em 19 de março, incluindo cerca de 300 estudantes.
Em resposta aos pedidos de boicote, o principal conselheiro do presidente Mehmet Uçum, disse que os pedidos eram “uma operação organizada pelos imperialistas”. O conselheiro descartou completamente o recente comentário do presidente Erdoğan em janeiro de 2025, quando ele disse durante uma reunião de gabinete: “Um dos métodos mais eficazes para fazer com que aqueles que vendem produtos caros se ajoelhem é o boicote. Nosso maior trunfo contra oportunistas esta em usar nossa liberdade de não comprar”. A gravação de vídeo dessa declaração foi amplamente compartilhada nas redes sociais com comentários de que, quando o presidente diz, está tudo bem, mas quando é o público é descartado.