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O desenvolvimento e seu impacto nas aves costeiras da Anguila

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O desenvolvimento e seu impacto nas aves costeiras da Anguila

Foto de um Perna-amarela-grande costeiro por Canva Pro.

Em dezembro de 2024, a organização internacional sem fins lucrativos BirdsCaribbean, que tem como objetivo a conservação das aves do Caribe e seus habitats regionais, soou o alarme sobre o que chamou de “declínio significante nas populações de aves costeiras”, destacado em uma atualização para a Red List da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) apenas um mês antes.

Com mais de 16 espécies de aves costeiras sendo movidas para categorias de ameaça maiores, a diretora executiva da BirdsCaribbean Lisa Sorenson se referiu a situação como “um alerta”, explicando que “o Caribe é um suporte para as aves migratórias, provendo pontos críticos de escala e para passar o inverno ao longo da rota migratória do Atlântico. Quando estes habitats são perdidos ou degradados, ou desaparecem, estas aves enfrentam desafios severos”.

Jackie Cestero, blogueira e observadora de pássaros da Anguila, está prestando atenção, apontando que pelo menos seis espécies apresentam uma diminuição de números, o maçarico-de-costas-brancas, borrelho-de-dupla-coleira, os perna-amarela grandes e pequenos, vira-pedra, e tarambola-cinzenta, passam parte do ano na ilha.

Destes, o maçarico-de-costas-brancas, tarambola-cinzenta e o perna-amarela-pequeno foram movidos de espécies Menos Preocupantes para Vulneráveis, enquanto o borrelho-de-dupla-coleira, perna-amarela-grande e o vira-pedra foram movidos de Menos Preocupantes para o ranking de Vulneráveis.

A BirdsCaribbean apontou a importância do papel das zonas alagadas e habitats costeiros como manguezais, pântanos, praias, planíces de areia e barro, que estão “desaparecendo a uma velocidade alarmante”, para a sobrevivência das aves costeiras. O Fundo para a Biodiversidade Caribenha (CBF) estima que aproximadamente 12% dos manguezais do mundo estão localizados no Caribe, dos quais 7 mil quilômetros quadrados (2.703 milhas quadradas) foram perdidos durante as ultimas três décadas (1980-2010). Se o declínio continuar nesse ritmo, ela previu, “os manguezais do Caribe podem desaparecer nos próximos 60 anos”.

Na perspectiva de Cestero, o desenvolvimento relacionado ao turismo na Anguila tem muito a ver com isso. “O atual governo anguilano”, ela diz, prioriza “o desenvolvimento acima da conservação”, evidente para ela em um projeto de marina no resort Altamer no sul da ilha, que é situado perto de duas lagoas salobras, a Lagoa Gull e a Lagoa Cove.

O lado oeste da ilha também está sendo impactado pelo Memorando de Entendimento (MOU) do governo para o desenvolvimento de 87 hectares (215 acres) de território costeiro para o resort Savannah Bay, que terá mais de mil acomodações e uma marina fechada. Promovido em seu site como “o projeto mais significante da história da ilha, se não de todo o Caribe”.

O que preocupa Cestero, no entanto, é que o desenvolvimento proposto faz divisa com a área importante para a preservação de aves (IBA) da Lagoa Grey e também com a Lagoa Junks Hole, alimentando a “pouca dúvida de que haverá impactos severos nessas regiões de área alagada e na área costeira. A IBA da Lagoa Grey é um importante habitat para a construção de ninhos para o trinta-réis-miudo e os tarambola-nevada e batuíra-bicuda residentes”, e também para outras aves migratórias e marinhas.

De sua parte, o governo, cujo slogan parece ser “Desenvolvimento para o hoje. Esperança para Gerações”, mantêm quem o desenvolvimento de projetos como Sandy Bay estão sendo postos em prática para o benefício dos anguilanos: “[Nós] precisamos de um projeto social junto com um título de garantia ou um depósito de poupança para que qualquer empreiteiro tercerizado, estrangeiros, irão [concordar] em proteger trabalhadores anguilanos”. O premiê Ellis Webster até destacou um projeto ligado ao Savannah Bay na forma de “um calçadão na área de Island Harbour.” A ilha também está no processo de melhoramento de seu aeroporto.

No entanto, também existem impactos aos seres humanos a serem considerados. Cestero, que chamou Altamer e Savannah Bay de “incompatíveis com o desenvolvimento responsável em Anguila […] especialmente verdadeiro quando vemos tantas vagas vazias em propriedades de ponta já existentes”, entrevistou um pescador da quarta geração de pescadores da costa leste. Ele lamenta o fato de que o desenvolvimento eliminaria o acesso a propriedade que os pescadores usam para monitorar o movimento dos peixes, dificultando a pescaria dentro da área em que a comunidade contou durante gerações para fornecer alimento à suas famílias.

Em 2020, o governo anguilano apresentou uma consulta pública sobre um projeto de marina em Sandy Ground que falhou em materializar-se devido a intensa oposição. George Frazer, um promotor imobiliário que fez uma proposta ao projeto de desenvolvimento em Sandy Ground durante a administração política anterior, disse ao  jornal The Anguillian que ele entrou em contato com o premiê Webster após sua eleição e “disse a ele que nós estávamos determinados a permanecer em Anguila, e construir uma marina aqui […] nós assinamos um MOU com a Altamer, e hoje estamos aqui abrindo caminho para esta marina”. A infraestrutura da marina de Altamer está marcada para ser finalizada até o último quarto de 2025, enquanto o hotel deve abrir até o terceiro trimestre de 2026.

Porém, Cestero permanece com esperança de que o governo buscará utilizar dados obtidos pela contagem anual de pássaros da ilha “para manejar os recursos preciosos de Anguila com responsabilidade”. A ilha acabou de participar do Desafio Toda Ave Conta, que foi concluído em 17 de fevereiro de 2025.

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