A mineração é uma atividade fundamental tanto para a Austrália quanto para o Brasil. A Austrália é o líder mundial de produção de minério de ferro e lítio, segundo maior exportador de carvão e zinco. No Brasil, o minério de ferro também é o produto mais importante do setor de mineração. Somos o segundo maior produtor mundial. Atrás, apenas, da Austrália…
O Brasil também tem vastas reservas de nióbio, terras raras, grafite… A Austrália tem o lítio, níquel, cobalto… E, enquanto trabalham para consolidarem-se nesses novos mercados de minérios fundamentais da economia do futuro, Brasil e Austrália ainda têm que lutar para tornar a mineração tradicional uma atividade menos agressiva ao ambiente.
Especialmente no Brasil – onde os rompimentos das barragens de rejeitos de mineração nas cidades mineiras de Mariana, em 2015, e de Brumadinho, em 2019 -, deixaram um rastro de mortes, poluição e profundo desgaste da atividade mineradora junto à opinião pública. Brumadinho, inclusive, é considerado o maior acidente de trabalho da história do Brasil e o segundo maior desastre industrial do século no mundo.
Ainda assim, ambos os países não podem e não devem sequer considerar a redução das suas atividades mineradoras. Devem, sim, investir em pesquisa e desenvolvimento de operações as mais limpas e seguras possíveis, equilibrando a geração de riquezas que garante o crescimento econômico e social com a preservação ambiental.
Essa constatação – aparentemente frustrante, especialmente para quem testemunhou acidentes e convive de perto com os transtornos causados pela mineração – foi uma unanimidade encontrada pela nossa equipe nos trabalhos de apuração do episódio “Mineração: Inconveniente, mas imprescindível”, o quarto da série “Vozes do Sul”, que você pode ouvir agora.
Neste episódio, conversamos com especialistas dos dois países para entender como anda o desenvolvimento da atividade mineradora e também o que cientistas estão fazendo para recuperar terrenos exauridos pela atividade, e reintegrá-los ao meio ambiente.Em alguns casos, novamente com atividades extrativistas, mas calcadas em princípios de sustentabilidade. Não perca mais esse capítulo da nossa aventura científica pelos dois maiores países do Hemisfério Sul, na companhia de Luciana Julião e do nosso produtor na Austrália, Fernando Vives.
Em cinco episódios semanais, sempre às terças-feiras, “Vozes do Sul” traz o resultado de dezenas de entrevistas com acadêmicos e detentores do saber ancestral dos povos originários nos dois países sobre a ciência por trás do combate aos incêndios florestais, aos impactos da mineração, ao aquecimento das águas oceânicas e à influência da agropecuária no aquecimento global. O podcast também traz exemplos de inovação que Brasil e Austrália – onde abundam a força do sol, do vento, dos rios e das ondas – desenvolvem na área de energia renovável.
Essa é a essência da aventura que nossa equipe de jornalistas, liderada pela editora de Ambiente Luciana Julião enfrentou para produzir o “Vozes do Sul”, cujos episódios 1, 2, 3 e 4 você pode ouvir agora.
“Vozes do Sul” é uma coprodução do The Conversation Brasil com a Universidade Federal do Pará (UFPA), financiamento do Council on Australia Latin America Relations (COALAR) e consultoria estratégica do The Conversation Media Group.
Vozes do Sul, episódio 4: “Mineração: Inconveniente, mas imprescindível”
Entrevistados do episódio:
1 – Pedro Walfir, geólogo e professor do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará
2 – Stuart Walsh, professor e vice-diretor de pesquisa da Monash University
3 – Sandra Moura, professora do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Ouro Preto e coordenadora do projeto Apicrim
4 – Elza Cunha Cabral, bióloga, apicultora e participante do Apicrim
5 – Maria Elena Crespo-López, professora da Universidade Federal do Pará e uma das fundadoras do Instituto Amazônico do Mercúrio
6 – Saimon Moraes Silva, diretor do Centro de Tecnologia de Sensores Biomédicos e Ambientais (BEST) da Universidade La Trobe (Melbourne, Austrália)
7 – Angélica Andrade, mestre em Filosofia pelo Instituto de Mineração Sustentável, da Universidade de Queensland
Equipe “Vozes do Sul”:
Coordenação editorial e locução: Luciana Julião
Roteiro: Luciana Julião, com assistência de Luciana Colodete
Pesquisa: Fernando Vives (Austrália), Luciana Colodete, Luciana Julião e Mariana Moreira (Brasil)
Checagem: Fernando Vives e Luciana Colodete
Edição, trilha sonora e mixagem: Bruno Cysne
Traduções: Paulo Mussoi
Dublagens: Eleven Labs
Redes sociais: Carolina Aleixo
Audiovisual: Paulo Mussoi e Carolina Aleixo
Identidade visual: Laura Garcia
Consultoria científica: Maria Ataide Malcher, Universidade Federal do Pará (UFPA)
Equipe UFPA: Arlene Cantão Costa, Ana Teresa Lima Nascimento, Bismaike da Silva Santos, Victor Hugo Pinheiro dos Santos, Marcus Anderson Batista Leal e Natália da Silva Maia de Almeida
Produção executiva: Daniel Stycer e Paulo Mussoi
