Quando penso em por que os cães fazem algo, tento imaginar o que os motiva. O que um cão ganha ao brincar com o lixo? Como veterinário e professor que ensina estudantes universitários sobre animais de companhia, acredito que há uma resposta fácil: O lixo tem um cheiro delicioso e um gosto bom para os cães.
Os cães têm um incrível senso de olfato. Eles têm 300 milhões de receptores de cheiro em seus narizes, enquanto os humanos têm apenas 6 milhões. As pessoas podem usar essa capacidade de farejar para treinar cães para detectar drogas ilegais, explosivos e espécies ameaçadas de extinção e para ajudar a localizar pessoas perdidas na floresta.
Embora você possa não gostar do cheiro do seu lixo, para seu cão ele é um bufê atraente repleto de caroços de maçã, cascas de banana, restos de carne e pão velho. Até mesmo guardanapos usados e toalhas de papel são tentadores para os cães, quando estão manchados e com o cheiro do almoço de ontem.
Como os cães podem encontrar traços de explosivos ou uma pessoa enterrada sob 1,8 metro de neve após uma avalanche, eles certamente são capazes de localizar a massa da pizza de ontem à noite e ossos de frango na lata de lixo da cozinha.
Às vezes é difícil ver qual é a atração. Meu mistura de cão australiano com gado, Sparky, adora comer lenços de papel usados – nojento, não é?
Até mesmo latas vazias têm um cheiro convidativo para os cães. As latas de lixo das cozinhas e dos banheiros também costumam ficar na altura do nariz deles, facilitando o acesso. Acrescente a isso o fato de que, se o cão entrou no lixo uma vez e encontrou algo saboroso, ele provavelmente continuará procurando com a esperança de ser recompensado novamente.
Emoção da caça
Procurar e cavar em busca de alimentos é algo natural para os cães, pois proporciona um pouco da emoção da caça, mesmo que eles tenham acabado de comer e não estejam com fome.
Os cães pré-históricos mais bem-sucedidos comiam os ossos e restos que os humanos deixavam para trás há mais de 10.000 anos. Ficar perto dos seres humanos e de seu lixo era uma maneira de conseguir comida em abundância. Até mesmo o seu cachorro de hoje tem alguns desses mesmos instintos de busca.
Embora nosso lixo tenha mudado desde os dias de caça e coleta, os guardanapos de papel descartados, as embalagens plásticas e os restos de comida que jogamos fora ainda têm cheiro de comida para os cães. E esse comportamento de busca ainda está arraigado em nossos mimados animais de estimação. Embora para nós possa parecer que eles estão brincando, o fato de nossos cães farejarem e rasgarem coisas do lixo e jogá-las ao redor imita o que seus ancestrais faziam quando puxavam e rasgavam uma carcaça de animal que haviam encontrado.
Muitas pessoas se aproveitam desse instinto e usam “snuffle mats” – ()“ – tecido ou papel onde a comida está escondida – ou brinquedos de quebra-cabeça para manter a mente dos filhotes ativa. Ter de caçar e encontrar o alimento os ajuda a usar o faro e aguça suas habilidades.
Irritante ou até mesmo perigoso
Embora espalhar lixo por toda a casa possa ser natural para os cães, limpá-lo não é divertido para as pessoas com quem eles vivem. E se o seu cão enfiar o nariz em uma lata de lixo, ele pode estar em perigo. A ingestão de sacos plásticos, barbante, ossos de galinha, produtos químicos ou alimentos podres pode causar obstruções, diarreia e envenenamento. Comumente chamado de “intestino de lixo”, o envenenamento por lixo pode ser fatal.
Já tratei de cães que cortaram a língua e a boca em latas ou vidros quebrados. Certa vez, realizei uma cirurgia para remover uma espiga de milho do intestino de um cão que a havia comido um mês antes. Ele certamente ficou aliviado quando acordou.
Como manter seus cães longe do lixo?
Pode ser difícil treinar um cão para deixar o lixo em paz, especialmente se ele já encontrou um ou dois pedaços saborosos ao invadir a lata de lixo no passado. Recomendo que você invista em uma lata de lixo com uma tampa fechada por um trinco que eles não consigam abrir. Se isso não funcionar, você pode colocar o lixo – especialmente restos de comida – fora do alcance em um armário, cupê ou atrás de uma porta fechada.
Minhas latas de lixo estão todas atrás de portas fechadas e as portas do banheiro estão sempre fechadas, o que também impede que minha gata, Penny, desenrole o papel higiênico. Mas isso é outra história. Nosso lixo da cozinha fica em um armário com trava.
Ninguém sabe exatamente o que se passa na cabeça dos cães. No entanto, observar o que motiva seu companheiro canino e como os comportamentos dos cães evoluíram pode ajudar a explicar por que esses animais fazem as coisas que fazem.