O Rio de Janeiro começou neste sábado (29) a campanha anual de vacinação contra a gripe. O primeiro grupo imunizado foi o de profissionais da área de saúde. A vacina protege contra três tipos de influenza: H1N1 (Victoria), H3N2 (Tailândia) e B (Áustria).
Para a Secretaria Municipal de Saúde, a dose anual é “fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções do vírus da influenza nos grupos mais vulneráveis”. Apenas em 2025, o Rio registra nove mortes e 64 internações por influenza.
Notícias relacionadas:
- Casos de gripe nos EUA chegam ao maior nível em 15 anos, diz CDC.
- Cidade de São Paulo antecipa vacinação contra gripe para sexta.
- Médicos alertam para riscos da gripe em pessoas com mais de 60 anos.
“Enquanto profissionais de saúde, nós também temos que dar o exemplo para incentivar a população a se vacinar. A vacina é segura e gratuita, além de prevenir várias doenças e problemas pulmonares”, disse a sanitarista Jussara Santos.
“Eu sou asmática e, depois que comecei a tomar a vacina, nunca mais tive complicações respiratórias. Então, a imunização previne agravamentos da doença e hospitalizações”, completou.
Para a primeira semana da campanha, a cidade recebeu 220 mil doses da vacina. Em 2024, mais de dois milhões de vacinas foram aplicadas na campanha municipal.
Vacina segura
A vacina é segura para todos os grupos indicados. “As únicas exceções para precaução são pessoas com histórico de alergia grave em dose anterior da vacina influenza, e não há indicação para crianças menores de seis meses de idade”, afirma a secretaria.
Em caso de dúvidas, os serviços de saúde poderão avaliar cada caso. Não há intervalo entre a imunização contra a gripe e as vacinas de rotina. Pessoas com covid-19, sintomas gripais ou de dengue devem adiar a vacinação até a recuperação clínica total.
Para se vacinar, o usuário deve comparecer à unidade de saúde com documento de identificação e caderneta de vacinação, além de comprovante de classificação como grupo prioritário (laudo médico e documento funcional para os grupos profissionais atendidos, entre outros).
Confira os grupos prioritários e o calendário.
Locais de vacinação:
Confira os grupos prioritários, calendário e locais de vacinação:
1º de abril
Crianças de 6 meses a 5 anos
Idosos com 60 anos ou mais
Gestantes
7 de abril
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como doença cardíaca, respiratória, renal, neurológica, diabetes, obesidade grau III, transplantados e imunossupressão. Clique aqui para ver a lista.
12 de abril
Puérperas (45 dias após o parto)
Pessoas com deficiência permanente (PcD)
Professores
Profissionais das forças de segurança e salvamento e profissionais das forças armadas
Povos indígenas
Quilombolas
Caminhoneiros
Trabalhadores portuários
Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso
Funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)
Pessoas em situação de rua
Trabalhadores dos Correios
Onde se vacinar
Todas as clínicas da família e centros municipais de saúde
Veja horários e endereços em prefeitura.rio/ondeseratendido
– Super Centro Carioca de Vacinação – Botafogo
Rua General Severiano, 91 – Botafogo
Domingo a domingo – 8h a 22h
– Super Centro Carioca de Vacinação – Campo Grande
ParkShoppingCampoGrande (2º andar)
Público geral: segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 12h às 22h
Atendimento especial para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): domingos, das 10h às 12h
*Matéria alterada às 10h38 do dia 31/03/2025 para acréscimo de informações