A edição inglesa do The Conversation dedicou esta semana um podcast exclusivo sobre a operação mais violenta da história da Polícia Militar fluminense, que culminou com mais de 120 mortes nos Complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, no último dia 28 de outubro.
O podcast, apresentado pela líder de produção de áudio do The Conversation UK Gemma Ware, relatou o episódio a partir do ponto de vista do pesquisador Robert Muggah, co-fundador do Instituto Igarapé, colaborador do Brazil LAB da Universidade de Princeton, nos EUA, e autor de artigos para o The Conversation Brasil. No dia do massacre, Muggah escreveu para o TCBrasil uma análise detalhando a força e a periculosidade do braço financeiro do crime organizado no Brasil. No artigo, Muggah afirma que não é mais o tráfico de drogas nas favelas (que em tese suscitou a violenta ação da polícia) quem sustenta o crime organizado no Brasil, mas sim as atividades em diferentes ramos “legais” da economia. Especialmente o de combustíveis e as financeiras digitais.
A partir do seu artigo, Muggah – que colabora com o TCBrasil desde 2023 – foi o entrevistado principal do podcast, que você pode ouvir aqui (em inglês):
Read more: Análise: O crime organizado se tornou o maior negócio do Brasil – e sua mais séria ameaça
Want to write?
Write an article and join a growing community of more than 214,100 academics and researchers from 5,348 institutions.





