Vai ser uma estreia e tanto: seis meses de trabalho, apurações em dois países, viagens à Amazônia e ao interior de Minas, e dezenas de entrevistas com pesquisadores brasileiros e australianos – acadêmicos e detentores do saber ancestral dos povos originários. Esse é um resumo, bem resumido, da aventura que nossa equipe de jornalistas, liderada pela editora de Ambiente Luciana Julião, enfrentou para produzir o “Vozes do Sul”, primeira produção de podcast do The Conversation Brasil, feita em coprodução com a Universidade Federal do Pará (UFPA), financiamento do Council on Australia Latin America Relations (COALAR) e consultoria estratégica do The Conversation Media Group.
Em cinco episódios semanais, com a estreia marcada para o dia 25 de novembro, “Vozes do Sul” nasceu da identificação natural entre o The Conversation Brasil e a Austrália, país onde o nosso projeto de divulgação científica através de jornalismo colaborativo feito em parceria direta com os cientistas começou, 12 anos atrás. Uma identificação que se manifesta também nas características históricas de Brasil e Austrália, dos países continentais do hemisfério sul, relativamente jovens, que compartilham de heranças coloniais semelhantes, possuem uma imensa diversidade de ecossistemas, uma enorme riqueza de recursos naturais (especialmente na agropecuária e na mineração) e um grande potencial para produção de energias renováveis.

“Com todas essas semelhanças, o que cientistas do Brasil e da Austrália estariam fazendo agora para tentar reduzir os efeitos das mudanças climáticas, e o que um país pode ensinar ao outro nesse processo? Foi tentando responder a essa pergunta que fomos à campo fazer o ‘Vozes do Sul’, diz Luciana Julião.
E que campo: para realizar a pesquisa, Luciana Julião e os repórteres Luciana Colodete, no Brasil, e Fernando Vives, na Austrália, se lançaram em meses de entrevistas com acadêmicos e indígenas para descobrir projetos ambientais em andamento nos dois países, nas áreas de gestão de florestas, manejo do fogo, proteção dos oceanos, mineração, agropecuária e energias renováveis.
Assista ao trailer de ‘Vozes do Sul’:
“Foram cerca de 40 horas de entrevistas, com mais de 20 cientistas e pesquisadores nos dois países”, diz a coordenadora do projeto, que passou algumas semanas no interior do Pará e nas áreas mineradoras de Minas Gerais para visitar iniciativas ambientais emblemáticas e entrevistar seus responsáveis. Em paralelo, o repórter Fernando Vives, brasileiro radicado há 20 anos na Austrália, vasculhou universidades e centros de estudos ambientais para trazer os exemplos de lá.
A produção contou também com a coprodução logística e de conteúdo de pesquisadores e técnicos da Universidade Federal do Pará (UFPA), liderados pela professora Maria Ataide Malcher, do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão.
‘Vozes do Sul’ poderá ser acompanhado gratuitamente a partir do dia 25 de novembro, em edições semanais sempre às sextas-feiras, diretamente aqui no site do The Conversation ou nas principais plataformas de áudio. E em janeiro, serão lançadas as versões em inglês e em inglês, para veiculação através das edições internacionais do The Conversation.





