TV Brasil é uma das 5 maiores audiências pelo segundo ano consecutivo

por Agência Brasil
0 comentários
TV Brasil é uma das 5 maiores audiências pelo segundo ano consecutivo

TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ficou entre as 5 maiores audiências do país no ano de 2024. Os dados da Kantar/Ibope, que mede audiência das televisões no país, confirmam a emissora pública como uma das mais vistas do Brasil pelo segundo ano consecutivo.

“A audiência confirma a relevância da TV pública para o debate nacional, a formação de consciência crítica, promoção da diversidade cultural e para o combate às fake news, que infelizmente afetam nossa sociedade”, afirma o diretor-presidente da EBC, Jean Lima.

Os dados mostram a consolidação de uma evolução. Em 2020, a emissora chegou a ficar em 9º lugar e em 2019 não figurou entre as dez mais.

Mudança da programação

Ao longo de 2024, a TV Brasil contou com algumas novidades, como o lançamento do novo formato do Sem Censura, agora conduzido pela apresentadora Cissa Guimarães. Com a reestruturação, o vespertino foi escolhido o melhor programa da televisão brasileira em 2024 pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). O programa da TV Brasil concorreu na mesma categoria que produções da RedeTV!, Multishow, Globo e GNT. A comissão de TV da premiação é formada por um júri especializado de dez jornalistas.

Outra novidade de 2024 foi o retorno do futebol para a grade de programação de TV Brasil. A emissora passou a transmitir os jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol série B e fechou parceria com a CBF para divulgar todas as modalidades de futebol feminino do país, inclusive com a transmissão de amistosos da seleção.

Com novo formato e novos apresentadores, o Repórter Brasil Noite teve um dos maiores crescimentos de audiência ao longo de 2024, chegando a um aumento de mais de 100% da audiência em outubro na comparação com janeiro, alcançando mais de 40 milhões de pessoas ao longo do ano.

Ampliação da Rede

A formação da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), que integra as emissoras do campo público do país, também contribuiu para alcançar a marca. “Não existe comunicação pública no Brasil sem a Rede Nacional de Comunicação Pública“, afirmou Jean Lima. “A EBC está presente diretamente em três praças e precisa da parceria da rede para chegar a toda a população brasileira”.

No ano passado, a RNCP teve a maior expansão de sua história. Até 2010, foram 35 outorgas de rádio ou televisão para emissoras públicas locais. De 2010 a 2024, foram outras 31 outorgas, representando um avanço no ritmo. Somente neste ano, 128 canais foram consignados.

Você também pode gostar

Informa Digital

Compromisso com a transparência, inovação e o livre acesso à informação.

Notícias por E-mail

Subscribe my Newsletter for new blog posts, tips & new photos. Let's stay updated!

Últimas Notícias

@2025 – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e mantido por Jornal Notícias Digitais.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Pressuporemos que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. Aceitar Ler Mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00