A Tchecoslováquia foi uma nação importante para a produção de filmes na década de 1930 – um símbolo de como evoluiu de território colonizado para uma nova nação, redefinindo sua identidade múltipla. Parte de seu melhor cinema está agora disponível gratuitamente em um novo canal do YouTube.
Em 1918, quando a Tchecoslováquia foi criada depois da dissolução do Império austro-húngaro, teve que definir novas regras para dar forma a uma identidade recente de diferentes grupos étnicos e línguas. Também queria mostrar que era um país moderno e independente. Foi então que o cinema se tornou um reflexo das rápidas mudanças que transformavam a sociedade, desde papéis de gênero a formas de entretenimento, estilo de vida urbano a música, especialmente depois da introdução do som em filmes no início dos anos 1930.
Durante o período de 1918 a 1940, quando começou a ocupação nazista do país, os estúdios tchecos produziram centenas de filmes cujos atores ficaram muito populares e mostravam as conquistas de uma das mais prósperas sociedades capitalistas da Europa Central.
A Alemanha nazista manteve a produção de filmes, inclusive nos famosos estúdios Barrandov, fundado pelo avô do ex-presidente tcheco Václav Havel, mas, em 1948, os comunistas organizaram um golpe e impuseram a sua ideologia, produzindo filmes socialistas realistas e proibiram as exibições dos filmes da década de 1930 no cinema e na televisão por 41 anos, por considerá-los burgueses e reacionários.
Os filmes da década de 1930 reapareceram no começo da década de 1990, depois que a Revolução de Veludo de 1989 acabou com a era comunista, e começaram a ser exibidos semanalmente na televisão por um tempo.
Hoje, os fãs de filmes antigos podem usufruir de uma coleção cada vez maior dos clássicos daquela época graças ao canal de YouTube criado pelo Arquivo Nacional de Filmes Tchecos (Národní filmový archiv). Os filmes podem ser assistidos gratuitamente, são legendados em tcheco e incluem clássicos não apenas da década de 1930, mas também das décadas de 1950, 1960, e 1990.
Um dos filmes de destaque é uma produção de 1937 de Hugo Haas, “Děvčata, nedejte se!” (“Garotas, não desistam”), que é um exemplo típico de comédia de mal-entendidos, protagonizada pela estrela Adina Mandlová e o próprio Hugo Haas, que também era ator.
Os cenários, os figurinos e a música são todos emblemáticos de um período conhecido em tcheco como “První Republika” (a Primeira República de 1918 a 1940), diferenciado-se da República Socialista de 1948 a 1989, e são parte de um movimento de resgate cultural em diferentes áreas do design e da música.