Empresas Cúmplices da Ditadura

por Agência Pública
0 comentários

Petrobras, Fiat, Companhia Docas de Santos, Itaipu, Josapar, Paranapanema, Cobrasma, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Aracruz e Folha de S. Paulo podem estar ligadas a algum tipo de violação de direitos durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985)? Elas tiveram algum grau de participação no aparato de repressão que perseguiu, prendeu, torturou e assassinou opositores?

A resposta é “sim”, segundo os resultados do projeto “A responsabilidade de empresas por violações de direitos durante a Ditadura”, um trabalho de pesquisa que envolveu 55 pesquisadores e foi conduzido pela Universidade Federal de São Paulo, através do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF/Unifesp) em parceria com o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado de São Paulo.

O resultado desse trabalho inédito será antecipado pela nossa equipe da Agência Pública numa série de reportagens especiais com apuração própria, acesso a relatórios, depoimentos de vítimas, pesquisadores e documentos raros sobre um dos períodos mais terríveis e violentos da história brasileira.

Equipe

Coordenação: Thiago Domenici

Edição: Thiago Domenici, Bruno Fonseca e Mariama Correia

Reportagem: Dyepeson Martins, André Borges, Vasconcelo Quadros e Marcelo Oliveira

Artes: Amanda Miranda

Você também pode gostar

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Pressuporemos que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. Aceitar Ler Mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00